domingo, 17 de agosto de 2008

Fois gras

Um item que eu tenho visto presente em 99% dos orçamentos de buffet que tenho em mãos é o fois gras, que em bom português quer dizer "fígado gordo"...

Levanta a mão ai quem odeia fígado de boi, mas acha chique servir fois gras?
Alguns vão pensar "nossa que menina estúpida, fois gras não é feito com fígado de boi..."

Não, realmente não é. O fois gras é feito com fígado de pato ou ganso que foi super alimentado. E sabe como é feita essa super alimentação???

"...Os gansos ou patos utilizados na produção do foie gras são inicialmente criados soltos, comendo em gramados para fortalecer o esôfago. Enquanto ainda caminham livremente, é introduzida gradativamente uma dieta com alto teor de amido, que por si só aumenta o peso do fígado em 50%.

A fase seguinte, chamada pelos franceses de finition d'engraissement (complementação do processo de engorda), envolve ingestão ou alimentação forçada durante os ultimos 12 a 15 dias de vida para patos e 15 a 18 dias para gansos. Durante essa fase, os patos são geralmente alimentados seis vezes por dia, e os gansos oito vezes. A alimentação é ministrada por um tubo, de 20 a 30 cm de comprimento, introduzido forçadamente até o esôfago do animal. Se utilizado um eixo helicoidal, o processo dura de 45 a 60 segundos; Se usado um sistema pneumático, apenas 2 ou 3 segundos. Quase todos os produtores, atualmente, utilizam-se do segundo método. É tomado cuidado durante a alimentação com a integridade do esôfago que, em caso de dano pode levar facilmente à morte do animal.

A alimentação forçada explora da forma mais radical possível um processo natural, através do qual patos e gansos armazenam gordura em seus fígados em preparação para a migração de inverno. A alimentação, geralmente milho embebido em manteiga para facilitar a ingestão, causa uma grande acumulação de gordura no fígado, responsável pela sua consistência amanteigada...
"

(trecho retirado da Wikipédia com grifos meus)


Apetitoso, não???

Quem se interessar pelo assunto pode dar uma lida no relatório do Comitê da Saúde Animal Sobre Aspectos da Produção de Foie Gras em Gansos e Patos feito pela União Européia.

11 comentários:

Carol disse...

Ainda bem que eu sempre detestei foie gras.

Aprendi isso aí na faculdade e me deu uma eca tão grande, que me ofereceram isso como opção do buffet e mandei riscar!

Bjks!

Unknown disse...

Bom saber desses detalhes...

Larissa disse...

:(
um absurdo...

Roberta Galante disse...

ai ai me embrulha o estomago só de pensar em figado rsrsrrsrs
beijokas

Roberta Galante disse...

ai ai me embrulha o estomago só de pensar em figado rsrsrrsrs
beijokas

Juliana Fiorin disse...

Coitadinhos....

Wal estou de blog novo, muda seu link aí e me visite querida!

Beijos

Juliana Fiorin disse...

Wal, acho que só cabe isso, um saco de pipocas. kkkkkkkk

Beijos

Anônimo disse...

Tadinhos dos gansinhos.... :(
Dá uma peninha...

Dayane disse...

Ai fiquei com dó :( tadinho!!!

Anônimo disse...

e tem gente que acha chique....

JuH. disse...

Tadinhosssssssssssssssss....

Eca que nojo!! ja nao gostava antes, agora então ....

aff.... vontade de vomitar !! Hahahahaha

Bjuuuuuuuuuuuuu