quinta-feira, 25 de setembro de 2008

A mãe da noiva...

Pra começo de conversa a minha mãe não é uma típica mãe de noiva daquelas que curtem e participa dos preparativos do casamento da filha (que aliás, é filha única), muito pelo contrário o papel ideal pra minha mãe nesse enredo casamentício é o da "sogra chata". Tudo pra ela tá ruim, tudo pra ela é feio.

Nós sempre tivemos opiniões e gostos contrários, mas parece que quando o assunto é casamento as diferenças ficam 10000000 vezes mais acentuadas.

Todas as fotos de decoração que mostrei pra ela, ela colocou defeito, quando eu disse que as cores seriam laranja, amarelo e branco ela fez cara feia e disse que ia ficar horrível. Todos os vestidos que apontei nas revistas eram feios e justamente por isso eu fui escolher o meu sozinha, quando mostrei a foto do MEU VESTIDO tive que ouvir ela dizendo que parecia vestido de festa junina (e ela até hoje não sabe que aquele é o meu vestido). Ela já chegou a dizer que eu não serei feliz, que acha tudo isso uma palhaçada, quando adiamos o casamento pq o Rafa perdeu o emprego ela disse que ele fez isso de propósito que ele não quer nada sério...
E da mesma forma como ela não sabe como é o meu vestido, ela não sabe o dia, a hora e nem o local do meu casamento...

Ela não dá opinião, ela simplesmente impõe a vontade dela, eu queria um buquê vermelho, queria entrar na igreja sozinha e encontra-la a alguns passos do altar, queria não ter daminha... Mas a minha mãe do modo dela fez a vontade dela prevalecer "Ah se for assim eu nem vou no seu casamento" e o pior é que a burra aqui acaba cedendo aos caprichos dela...
Será mesmo que ela teria coragem de não ir no casamento da única filha dela???

Racionalmente eu diria que não, mas no fundo eu não tenho muita certeza...
O meu maior medo é que no dia do meu casamento ela faça exatamente isso que ela acabou de fazer e me deixe assim meu grande dia...

...

29 comentários:

Fer e Gusta disse...

Poxa vida, que pena tua mãe naum estar participando.... Ela poderia ajudar muito e curtir bastante estes momentos. Quem sabe poderia até unir mais vcs...
Mas que nada, vai dar td certo e v vai sim ser muito feliz ao lado do noivo...
Bjus

Mari disse...

Oi Wal, vc já parou pra pensar que ela pode tá agindo assim por ver que vc cresceu e vai seguir um caminho diferente do dela? Que ela não vai ter mais vc todos os dias na casa dela e ela não vai mais palpitar em sua vida? Sei lá, é esquisita as atitudes dela.

Sabe de uma? Se vc acha que ela tá torcendo contra, faça as coisas do seu jeito, com o aval e a participação do noivo e só informe data e local do seu grande dia depois que tudo estiver decidido. A felicidade quem faz somos nós e não ninguém além de Deus pra dizer se vc será ou não feliz.

Faça sua parte. Torço muito por você.

Bjks!!! Fica bem!!! ;)

Renata Araujo disse...

Wal, não fica triste....minha mãe também não é das mais participativas e a toda hora ela reclama que meu casamento será cedo demais!!! Já ouvimos dos pais do Lyncoln que eles não iriam se tal pessoa fosse, da avó do Lyncoln que não iria se não achasse uma roupa adequada. Infelizmente nessas horas nem sempre as pessoas são tão compreensivas e afáveis quanto a gente espera.
Fica bem e não se estressa, tá?!
Beijos!!

Laiza Beatriz disse...

Nossa Wal, fico meio sem saber o que dizer nessa situação, por que não consigo me imaginar passando por ela. Caramba, vocês são mãe e filha e você é a filha única. De repente ela pode estar tendo esse tipo de reação por ciúmes, de sentir que a filhinha cresceu e que agora vai ter sua própria vida para cuidar. É realmente uma pena que sua mãe não esteja participando desse momento lindo e especial. Mas tente curtir, e buscar apoio em seu noivo. Tente também impor as suas vontades e a não ceder sempre, pois sinceramente acho que ela não teria coragem de não estar lá!
Um beijão e fica bem!

Cilla disse...

Pois é amiga, mãe é tudo igual só muda de endereço! minha mãe também morre de ciúmes, mas até que agora ela está se acostumando com a idéia. Vou torcer para que a sua também mude de idéia como a minha e passe a aceitar que a filha dela cresceu e também sabe fazer suas escolhas sozinha!
Quanto ao seu comentário no meu blog, eu não conheço o salão, ouvi falar que é o refeitório da CEFET, ai estou com medo... você tem fotos? como assim uns toldos? rs...
Bjs!

Larissa disse...

Q barra hein Wal... mas as vezes esse é o jeito da sua mãe demonstrar preocupação, algumas pessoas simplesmente não conseguem mostrar carinho e apoio... Ficam nervosas, estressam. Mas tenho certeza que no dia, será especial pra você e pra ela tb.

Beijos!

Danielly e Iuri disse...

Mãe é assim mesmo..ela está agundo assim involuntariamente. vc tem q mostrar a ela q não esta gostando do jeito q ela esta agindo e que o casamento É SEU!!! As vezes elas querem realizar o sinha delas mas não deixe elea controlar tudo porque depois vc vai se arrepender de ter feito o seu casamento pra ela e afinal larenja é liiiiiindo é a última moda.. procura levar ela em uma expo noivas....tenta conversar sem magoá-la.


bjos

Binha disse...

Oi.. gostei do seu blog.
Beijos,Binha.

Isabela disse...

Wal,o relacionamento com minha mãe nunca foi dos melhores. Ainda mais agora com a perds do meu pai, só piorou...
Ela não me ajudou em nada...foi comgio ver o vestido e SÓ.
Fico muito magoada com isso, mas já vi que nunca vai mudar...
Não liga não...será muito feliz.
bjs

Casamento de Kelry e Daniel disse...

Aaaa Waleska..aqui em casa tb era a mesma coisa... eu nao estava nem ai! Minha mae tb botava defeito..minha irma entao!!!
mas no seu caso eu acho que sei o que eh..CIUMEEEE!!! Vc e filha unica! Mesmo nao tendo gosto diferente, ela esta cm ciumes da filha unica dela se casar e sair de casa...fica assim nao!!!
Ahh deixa eu te perguntar...vc pode me dizer em quanto ficou seu mini bolo? eu to querendo dar para os meus convidados no natal e estou cotando preco... Bjsss

Casamento de Kelry e Daniel disse...

Obs... mesmo tendo gosto diferente =)

Noiva Mari disse...

Ah ... não liga pra isso não. Ela deve estar insegura, vendo a unica filha dela organizando pra sair de casa. Tem a mistura de perda e medo de que vc seja feliz. Só que ela não sabe canalizar esses sentimentos, e fica contra tudo ... mas no fundo é culpa do medo. Tudo bem que é chato, que o ideal seria ela estar participando e te apoiando, mas cada um tem um jeito de expressar seus sentimentos, mas pode ter certeza que no final tudo vai dar certo. Faça o casamento do seu jeito, troque ideias com as pessoas que te apoiam, e deixa que a ficha dela vai cair.

Bjo...

Fique com Deus !

Lílian disse...

Wal,

vivi isso nos preparativos da festa dos meus 15 anos. Tudo!! TUDO! a opinião da minha mãe prevaleceu. Nos 15 anos da minha irmã, o xodó da minha ãe rs, foi totalmente ao contrário a começar pelo vestido moderníssimo usado por ela, mas tudo bem.

Hoje, só comunico! O drama da minha mãe hj é pq a cerimônia vai ser realizada no Sítio e não na Igreja. Somos de uma família católica. Fui catequista e minha mãe também. Ela diz que fica passando mal qdo. me escuta falando isso. É ... mas a cerimônia será lá. O padre Alberto, da Igreja Católica, irá fazer a nossa cerimônia, mas mesmo assim ela não se dá por convencida. Diz que tenho que casar na Igreja..

Bjos e bom fds....

Dany Soares disse...

É, realmente mãe é um problema! Eu mesma já desabafei sobre isso e você viu. Mãe é mãe e com certeza ela vai ao seu casamento! Imagina!! Acho que toda mãe quer ver sua filha entrando na igreja vestida de noiva, mesmo que elas não demonstrem isso, mas infelizmente é isso que nos mata. Minha mãe não chegou ao ponto de dizer que não serei feliz, mas eu já cheguei ao ponto de dizer pra ela que se ela não quiser ir, não precisa.
Na hora que a gente precisa de mão, de um abraço, uma palavra... é, definitivamente mãe é um caso a parte. Muitas pessoas me falaram que pode ser preocupação de mãe que quer que tudo seja perfeito, mas não creio que seja assim em todos os casos.
Bom, o conselho que recebi foi: não deixe que isso te abale, consuma ou que tome horas do seu dia. Seu casório tem que ser especial principalmente pra você e seu noivo!!!
Precisando desabafar ou qualquer coisa, pode me mandar um e-mail!! Sou toda ouvidos.
Beijoks e se cuide.

centraldasnoivas disse...

Pôxa Wal, que barra hein?!
Às vezes as mães exageram um pouco mesmo, ainda não sei se é uma atitude consciente ou se o desejo de nos ver felizes e, a preocupação são tantas, que acabam enfiando os pés pelas mãos.
Sei que algumas palavras magoam, até porque ficamos muito mais sensíveis nesta fase, mas um conselho que te dou e, que pelo menos comigo tem servido é evitar atritos, confrontos.
A Bíblia diz que "a palavra branda desvia o furor", então, quando sua mãe vier fazer alguma crítica, alguma queixa, em primeiro lugar, conte até 27 (rsrs, só até 10 não funciona), olhe para ela com um belo sorriso e diga: "Pôxa mãe, que pena que você não gostou, porque eu achei lindo e é justamente esse que vou escolher."
Acho que na 2° vez que você agir com essa atitude positiva ela vai começar a perceber e vai ficar sem graça.
Tente conversar com ela também, mas num momento em que o assunto não fôr o casamento, numa hora em que ela estiver desarmada. Fala como você está se sentindo e tal, às vezes pode servir.
Na Bíblia também fala: “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma só carne.", isso significa que o casamento é uma instituição de Deus, tenta mostrar isso pra ela também!!!

Bem, é isso, espero ter podido ajudá-la!!!

Beijokasss e, fique em paz!!!


Livia

Rajah Mello da Luz disse...

Wal..
É medo de perder vc.. só pode, acho que nenhuma mãe com a cabeça do lugar quer a infelicidade da filha, ainda mais quando essa filha é única..
fale que vai fazer como ela quer mas faça como vc quer.. na hora ela nem vai lembrar o que tinha pedido!
ela vai ficar sozinha e ver a única filha casando e não dependendo mais dela pra nada deve ser complicado também..
mas não justifica a atitude dela..
beijocas e fique bem tá?

Patty disse...

Oiii

Poxa vida... que ruim isso...

Mas concordo com a Mari... não deixe que isso te afronte... procure as pessoas que te apoiam e comente com elas suas alegrias e decisões...

Acredito que ela esteja agindo dessa maneira por medo e insegurança..

Fique em paz..

Bjs

Fernanda disse...

acho que como a maioria das meninas disse é insegurança dela, medo e também vc tem que pensar como ela foi criada, o que ela viveu, tudo isso influencia a situação. falo pelo meu pai... ele nunca teve carinho dos pais e automaticamente acha que eu e minha irmã nunca precisamos também. agora, depois de velhas e criadas e que mamãe se foi ele realizou que ele nunca terá nosso carinho se ele não retribuir.
mas infelizmente ele só aprendeu depois de uma situação grave.
já pensou em conversar com ela? já pensou em dar o braço a torcer?
é um momento tão especial da vida de vcs duas... pelo menos tentar... depois ninguém vai dizer que vc nem tentou.
as vezes as pessoas demonstram os sentimentos de formas diferentes... tenta pelo mostrar a ela que vc gostaria que ela ficasse feliz porque vc está feliz.
tenta pelo menos sair da casa da sua mãe em paz, vcs duas vão sofrer, mas não precisa ser em pé de guerra...
e acredito que ela vai sim ao seu casamento.
fica calma e relaxa, ainda falta um pouco pro casamento e quando ele se aproximar a tensão vai ser maior ainda!
se precisar de algo estou sempre aqui!
bjks!

Coisas de casal disse...

Ai amiga sem dúvidas é ciúmes, deve ser realmente difícil saber que sua única filha vai se casar e ir embora, fica tristinha não, aproveita que vc tem uma sogra que está empolgadíssima e pede ajuda a ela, talvez com o tempo ela queira ser mais participativa, se não, pense na sua felicidade e ponto final.Bjs

Baby Bride disse...

Vou falar de filha-da-mãe-sem-noção para outra filha-da-mãe-sem-noção: FAÇA DO SEU JEITO. Minha mãe dá uns pitacos que me ARRASAM. E eu como sou emotiva e sentimental acabo sempre deixando pra lá, pois justifico para mim mesma como falta de critério dela, pois não foi por maldade, etc. Numa situação de saúde (quando eu ia operar) os pitacos da minha mãe fizeram tão mal que quase interferiu na minha saúde - se é que não interferiu, tive complicações. Hoje eu penso mil vezes antes de perguntar muito. Eu sei que é difícil, a gente sempre sente falta de uma mãe nessas horas. Tem momentos que me sinto sozinha, pois sinto falta de alguém que faça esse papel... Mas não deixe que SUA MÃE estrague o SEU sonho.

O Meu Casamento disse...

Parece que vc está falando da minha mãe, está igualzinha, e a minha ainda me coloca pra baixo.
Não fica triste, tudo vai dar certo!

Cris disse...

Wal
Entendo o que vc está passando...
Minha mãe, além de não fazer questão nenhuma da participar ainda diz que não vai na festa, parece crianã birreta dizendo que não vai. Td iddo pq o buffet é do meu primo e ea não fala com a mãe dele. Como se a mãe dele fosse alguma coisa do buffet.
Morro de raiva com essas atitudes delas e por isso tento não pensar muito no assunto...
Não é possível que o egoísmo fale mais alto e elas não vão a nossa festa.
Tenha calma e perseverança e, principalmente, fé que td se resolve...
Um gde bj

Lu Reffatti disse...

Na boa? Quantas vezes mais tu pretendes casar nesta vida? Se não forem outras 5, que tal deixar a chatonilda com suas maldadezinhas e pirralhices de lado e fazer da maneira que te faz feliz?? Todos temos nossos momentos rins, mas não temos direito algum de desconstruir o sonho dos outros. Mesmo sendo tua mãe, se ela não somar coisas positivas na tua vida, deixa ela de lado, quem sabe assim ela se toca, cresce, vê que a filha é tu, e para de ser tão mala. Bj e sorte.

Eloah disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Eloah Dias, disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
eloah disse...

Oi querida acho q tudo já foi falado nos posts acima...sou noiva e mãe tb e de 4 filhos,hehe,as vezes quase normalmente um cáos...do qual n abro mão porque morro de amor pelos meus filhos mas...há dias em q quero ver todos pelas costas,q digo coisas q sei q vão deixar todos chateados,magoados ou os decepciono com atitutdes ou falta delas. Mas antes de ser mãe sou pessoa né e tenho minhas coisas,momentos ruins,ciúmes,medos do que possa acontecer com e.Ah esas coisas de mãe...longe de mim mãe pra ,lá de imperfeita julgar outra mãe mas, pra tudo tem um limite,se vc acha q a tua está passando ,q tal aquele momento Marisa( papo de mulher pra mulher)?N sei das circusntâncias,mas nosso passado,nosso casamanento,descasamento... pais, criação vixe é tanta coisa pra deixar cabeça de mãe pior q carretel...q as vezes é preciso que os nossos FILHOS nos chamem na
chincha tb.É mt bom qd os meus filhos dizem:
"Opa mãe...olha limite...epa segura a onda q a gente n tem nada com isso"
Sabe nessa hora eu paro agradeço a Deus por eles serem assim críticos e defensores de seus direito e opiniões.Dessa forma me seguro,peço desculpas e a vida em família ( a melhor e mais difícil experiência pela qual passamos aqui na terra,rs)continua,com brigas,desentendimentos e tudo q vem com o pacoteSó n pode faltar amor e respeito (esse tem dia q finge estar dormindo)mas amor as mães sempre sentem,mesmo q sejam "trapalhonas) e n saibam como mostrr.
Beijo grande q vcs possam se entender.

Eloah Dias, disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Eloah Dias, disse...

Oi querida acho q tudo já foi falado nos posts acima...sou noiva e mãe tb e de 4 filhos,hehe,as vezes quase normalmente um cáos...do qual n abro mão porque morro de amor pelos meus filhos mas...há dias em q quero ver todos pelas costas,q digo coisas q sei q vão deixar todos chateados,magoados ou os decepciono com atitutdes ou falta delas. Mas antes de ser mãe sou pessoa né e tenho minhas coisas,momentos ruins,ciúmes,medos do que possa acontecer com eles.Ah essas coisas de mãe...longe de mim mãe pra lá de imperfeita julgar outra mãe mas, pra tudo tem um limite,se vc acha q a tua está passando ,q tal aquele momento Marisa( papo de mulher pra mulher)?N sei das circusntâncias,mas nosso passado,nosso casamanento,descasamento... pais, criação vixe é tanta coisa pra deixar cabeça de mãe pior q carretel...q as vezes é preciso que os nossos FILHOS nos chamem na
chincha tb,rs.
É mt bom qd os meus filhos dizem:
"Opa mãe...olha limite...epa segura a onda q a gente n tem nada com isso"
Sabe nessa hora eu paro agradeço a Deus por eles serem assim críticos e defensores de seus direito e opiniões.Dessa forma me seguro,peço desculpas e a vida em família ( a melhor e mais difícil experiência pela qual passamos aqui na terra,rs)continua,com brigas,desentendimentos e tudo q vem com o pacote,inclusive fazer as pazes, se perdoar,dormir na mesma cama mesmo com mais de 18 anos,hehe,só n pode faltar amor e respeito (esse tem dia q finge estar dormindo)mas amor as MÃES sempre sentem,mesmo q sejam "trapalhonas" e n saibam como mostrar.
Beijo grande q vcs possam se entender.Qq coisa "tamus aí",rs.

http://micheleewallace.blogspot.com/ disse...

Oi Waleska, seu blog é muito legal, imagino a sua ansiedade, também estou passado pelo mesmo que você, a diferença é que o meu casamento não é em 2009, é dia 18 deste mês. Fiquei comovida pela maneira que escreveu sobre sua mãe, o meu problema é com o emu pai, que não se interessa em nada pelo meu casamento, não deu um tostão, nem sequer teve coragem de ver a roupa, enfim, como você mesmo diz não está nem aí. Não desanima não noivinha, vai dar tudo certo, você e seu futuro srão muito felizes, quando a sua mãe der chiliques, conversa com ela, faça a lembrar que o casamento é seu, e qu ela é a sua mãe e não a sua sogra, você precisa de motivação, de força, de determinação, enfim energias positivas. Tudo de bom noivinha! Vai dar tudo certo!